Forno do Peeta: Os 13 Porquês, Jay Asher


Recentemente eu li um livro que me fez abrir os olhos e refletir muito. O nome é "Os 13 Porquês" e ele realmente me tocou. Ele conta a historia de Clay Jensen, um menino comum e legal que ao chegar da escola certo dia, encontra um pacote endereçado a ele, curioso descobre que dentro do pacote há 7 fitas gravadas por Hannah Baker (minha parente), uma menina da escola quem ele gostava e tinha e que tinha se matado a pouco tempo. Cada fita é endereçada a uma pessoa que faz parte de um dos motivos de Hannah ter se matado, ao total são 13 fitas e Clay não sabe onde ele se encaixa nessa historia, mas o que ele vai descobrir vai mudar sua vida. 

Ao ler esse livro eu não conseguia parar de pensar no que eu faria caso Katniss se matasse, e foi isso que me tocou tanto. Ninguém achava que existia algo errado com Hannah, e as pessoas das fitas não imaginavam que aquele pequena coisa que eles fizeram com ela poderia levar à algo drástico como uma morte.  O livro é narrado em primeira pessoa pelo Clay e pela voz das gravações de Hannah, e acho que o autor conseguiu passar bem a emoção de ambos os personagem, como Hannah se sentia depois de todas as decepções e Clay com as descobertas. 

O livro cria uma situação de empatia e aposto que todos ficaram com vontade de ler ele, a sinopse já é cativante e o livro é surpreendente, até Katniss quer ler ele!