Katniss, Peeta e Gale: um trio?


 No tumblr eu vi um photoset com aquela imagem da Katniss, do Gale e tinha escrito trio, vocês já devem imaginar que começou uma série de “filosofias da Thaila” que se transformou no post de hoje.

O Gale, a Katniss e o Peeta são realmente um trio? Bem, depende do modo de vista que você ver.Se você pensa em trio como três pessoas que trabalham juntas, então eles não são um trio,pois nós nunca vemos eles trabalhar juntos. Se você pensar em trio como três pessoas que estão ligadas de alguma maneira, eles são um trio, um “triangulo amoroso”.

Aposto que aquelas pessoas de mente pequena já estão começando “aaaaah, ela deve ser poser porque vai ficar comparando Galé com Peeta e Jogos Vorazes não é sobre isso”. Primeiro, eu não vou fazer uma guerra de teams. Segundo, se você acha que  Jogos Vorazes é uma historia apenas de guerra e rebelião, você é um analfabeto funcional. Pois, caso você não tenha percebido, Jogos Vorazes começou com o amor que a Katniss sente pela Prim, e pra quem já leu o ultimo livro sabe que a série termina com amor também. Sim, romance não pode ser a parte central do livro mas é uma parte importante, que eu vou explicar no resto do post que a parte spoilerish.

E eu admito, eu sou Team Peeta e eu tenho essa necessidade maluca de proteger ele, sabe porque? Porque no livro, a Katniss tem a Prim, o Gale, o Haymitch e diversas outras pessoas que se preocupam com o bem estar dela. E o Peeta? Ele só tem a Katniss, e a Katniss nem tanto assim, se lembrarmos de algumas vezes que ela deixou ele sozinha quando ela mais precisava. Eu não vou dizer aqui porque eu acho o Peeta melhor para a Katniss do que o Gale, porque a própria Katniss faz isso por mim.


Aqui se encerra a parte sem spoiler do post, a partir de agora vai ter spoilers fortes sobre o final de A Esperança, se você leu não é responsabilidade nossa.


Se vocês leram direito a ultima pagina de A Esperança, antes do epílogo, vão perceber que tem uma parte assim:

“Que aquilo que necessito para sobreviver não é o fogo do Gale, aceso com raiva e ódio. Eu mesma tenho fogo suficiente”.

Pág, 417

O que podemos entender por esse trecho? Que o Gale já é muito possuído raiva e ódio, desde do primeiro livro, tanto ele quanto a Katniss. E no final,  depois de tudo, ambos continuam com mais raiva e ódio, e a Katniss percebe que o que ela precisa para seguir em frente é alguém que possa equilibrar esse sentimento de raiva e ódio, é alguém com amor e bondade ( e paciência).


E  para ser sincera, acho que as pessoas desvalorizam demais o Gale. Claro que o que eles fez no final foi horrível, já que ele matou a única pessoa que a Katniss tinha certeza que amava, mas temos que lembrar que quem cuidou da família dela foi ele, ele foi um grande amigo e ele realmente amou ela, só não sabemos se foi como irmã ou como amante. Então, vamos dar um desconto pro cara.

Acho que isso é tudo que eu queria dizer, desculpem pelo post atrasado foi uma semana ocupada.



Bônus (ainda com spoiler e desapropriado para menores de 12 anos)


Ainda falando da ultima pagina de A Esperança teve outra coisa que eu percebi. Leiam a parte grifada de rosa.

Clique para ampliar a imagem


Eu sei que é meio inapropriado isso, mas existe a liberdade de expressão e eu preciso me expressar porque foi uma descoberta que eu fiz ontem e preciso contar ao mundo. O fato é que, quando eu li isso, eu fiz uma certa coisa subtendida. Eu tentei falar no twitter mas não deu muito certo. Ao falar “na noite” no singular, ela deixa entendido que é uma noite especial. E  em Em Chamas, durante o Massacre Quartenário, eles se beijam e a Katniss fica com uma vontade de querer mais, é sobre isso que ela está se referindo ao falar “ânsia que tomou conta de mim na praia”. E temos uma certa ambiguidade nessa parte, pois poderia ser apenas uma noite em que eles se beijavam e a Katniss percebeu que o certo era ela ficar com o Peeta, ou uma MUITO especial (se é que vocês me entendem). E eu acho legal a Tia Susu deixar isso, pois da liberdade para a gente pensar o que quisermos. Mas o que eu não gostei foi ela não ter entrado em mais detalhes, tipo, eu queria saber o que a Katniss fazia quando o Peeta tinha aqueles flashbacks. Just saying.

Foi apenas algo que eu percebi que eu queria comentar.